Star Wars Tecnologia de coisa nenhuma...: -O Principio da troca equivalente!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

-O Principio da troca equivalente!

"Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. É preciso oferecer algo em troca de valor equivalente. Esse é o principio básico da alquimia chamado lei da troca equivalente, ja foi acreditado que isso era absoluto. Mas o mundo não é perfeito e não existe nenhuma lei que explique tudo nele. Nem mesmo essa lei aqui abordada, mesmo assim continua-se a acreditar que não é possível ganhar algo sem fazer sacrifícios. Acreditamos que a dor pela qual se é submetido, com certeza é um sacrifício válido para que se possa conseguir alguma coisa, assim, acredita-se também que, qualquer ser pode conseguir o que quiser, se tiver algo equivalente para dar em troca.
A Troca Equivalente não é uma lei fundamental para o mundo, mas ela existe!."

O principio citado e auto explicado acima é muito usado no anime full metal alchemist, mas como eu sou um cara realista (apesar de não parecer), eu gosto de me utilizar desses principios e encaixa-los na vida real...
Então, vamos falar das trocas equivalentes na vida de cada um!

O PRINCIPIO DA TROCA EQUIVALENTE - por: Rafael Cunha

Bom, na minha opinião, SIM, a troca existe, mas nem sempre é equivalente ou rápida como na alquimia, é preciso paciência, força de vontade, determinação e (por que não) uma dose de loucura? Afinal os maiores planos que a gente faz sempre vêm acompanhados do seguinte pensamento: `"Parece Loucura, mas eu quero!".

Vamos analisar por partes, a troca equivalente se baseia no principio de "Dar algo" para "colher algo", e se você entrega um algo muito valioso, recebe outro de mesmo valor, nada se desfaz, apenas se transforma, entramos assim numa semelhança com o principio de conservação da massa ou Lei de Lavoisier, mas isso não é o foco, vamos continuar no nosso dia-a-dia.

Você já fe planos? Claro que sim, todo mundo faz, planos errados, planos certos, planos inexistentes`, planos sem base...voce ja pensou que para cada um desses planos existe uma troca? A lei nao é absoluta mas é comum pessoas dizerem "Eu poderia ter me esforçado mais", isso é a lei entrando em vigor, se seu objetivo era muito alto e valioso, voce deveria ter dado mais de si mesmo!
No mesmo plano de pensamentos temos aquelas pessoas que dizem "Eu dei o meu melhor, mas nao consegui", se as trocas são equivalentes por que algo deu errado? Ai entra o acaso, a teoria do Caos...o mundo é feito de leis e todas elas se comunicam...

E assim como existem várias leis, existem vários sistemas para que essas leis se adaptem, como meu foco aqui é somente a vida cotidiana, posso então afirmar que:

Não necessariamente é de uma forma boa, mas a troca existe, exemplos:
- Você é promovido no trabalho, em troca, perde parte da vida social
- Você perde um amigo hoje, porém encontra outro melhor amanha
- Termina um namoro para arranjar outra namorada
- Sacrifica alguns anos em prol de um objetivo

Em relação a isso, sempre vai haver compensações, sempre você dará esforço para conseguir algo que almeja, sempre voce vai ganhar algo em troca do que perdeu... basta apenas abrir os olhos para isso tudo!

Sempre há um sacrificio a se fazer, para ter algo que se quer!

"Deus enviou seu filho Jesus Cristo para morrer e pagar pelos pecados dos seres Humanos, a morte compensou os pecados, a troca foi feita, a lei entrou em ação" - Rafael Cunha

Boa Semana para todos!

Um comentário:

vivi disse...

Preciso dizer que o melhor deste posto foi o nosso TumTum ao lado direito! Amor, ele ta faminto, tu não tem dado comida pra ele não? hahahahah
Bem, esse é um post muito real, quem nunca parou pra pensar nas trocas que realizamos na vida, certamente agora parou e lembrou desde quando era pequeno que o Papai Noel trocava a nossa chupeta por um pirulito na poltrona vermelha do shopping no natal.
Certa vez li um livro das lojas Magazine Luiza (hahah não ri! minha irmã trabalhava lá e ela ganhou). Esse livro era um incentivo aos colaboradores da empresa, a nunca desistirem dos seus objetivos, e em cada página falava pelo menos umas 5 vezes a frase "não existe vitória sem sacrifício". Desde então, isso sempre me acompanhou e esse teu Post meu Rei, só veio a somar com o que eu ja pensava. Mesmo que consigamos coisas de uma maneira fácil, nunca será tão gostoso como ter lutado e chegado ao topo, por puro merecimento do esforço. Fico aqui pensando então... "mas pra te encontrar não fiz nenhum esforço...e é tão gostoso".. eai? Bem, aí ja entra o acaso x a troca equivalente. Taí duas coisas que , agora, não posso mais pensar nelas como coisas opostas... tudo é a soma de muitas coisas. A minha felicidade atual por exemplo é a soma de ALGUÉM + EU + ACASO + A TROCA EQUIVALENTE(diária) + DESCOBERTAS DO QUERER (fica a dica pro próximo post) + AS CONSEQUENCIAS.. e poraí vai...
Tudo é uma troca de somas e subtrações, dividido por todas as pessoas envolvidas e multiplicadas para o resto de nossas vidas!