Star Wars Tecnologia de coisa nenhuma...: Manual do Namoro a Distância

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Manual do Namoro a Distância

Primeiro de tudo, antes de começar, não confundam namoro "virtual" com namoro "a distância", são duas coisas completamente diferentes, e eu acho que não preciso explicar por que...Ok...parem de se lamentar, eu explico a diferença então, vamos lá!

Manual do Namoro a distância

Capitulo 1: Entendendo as diferenças entre "real" e "virtual"
Virtual: No inicio da era da internet, muito se falava em namoro virtual, pessoas que se conheciam geralmente em chats, conversavam, trocavam figurinhas e se correspondiam por email...mas nada além daquilo, muitas vezes nem chegavam a se encontrar (eu sei pq tbm vivi isso), esse trem todo é chamado de namoro "virtual" do verbo "nao acontece de verdade"
Distância: Chega a parecer com o virtual pois pode acontecer das pessoas terem se conhecido primeiramente pelo computador, a diferença é que o passo teoricamente "impossivel" no modo anterior foi dado, eles se encontraram, se gostaram, e pronto...aconteceu, estão namorando...então entendam que nem todo namoro virtual é um namoro a distância, porém, o inverso pode acontecer.

Capitulo 2: Vantagens
É claro que como o bom otimista que sou, vou começar pelos pontos fortes, vou enfatizá-los sim, afinal basicamente numa relação os problemas são os mesmos, já as maneiras de resolver esses problemas que são diferentes...serei realista, não se preocupem, afinal ser realista é o primeiro passo pra enxergar direito um projeto, e consequentemente, obter sucesso nele!

Ok, pode parecer um coringa, mas dependendo da maturidade e da força de vontade dos dois enamorados, a saudade pode sim ser um fator benéfico nos relacionamentos a distância, imagine, existe sensação melhor do que matar uma saudade? Eu digo isso porque num namoro virtual a saudade se acumula até o ponto de voce nao poder supera-la, no namoro a distância, voce sabe que ela vai ser sanada em alguns meses, então, pela lógica, quanto maior a saudade, maior a felicidade em mata-la com a pessoa amada no aeroporto, rodoviária ou aonde for.
Aproveite tambem a distância para aumentar o laço com o seu amor, afinal, voces terão tempo para conversarem sobre tudo, e não esqueçam, sempre sejam sinceros e respeitem a opinião do outro.
Usem e abusem da tecnologia, utilizem Msn, Skype, Webcams, interajam, se sintam mais próximos um do outro, liguem (com alguma frequencia, dependendo do preço), afinal existe um chip da tim feito justamente pra isso...abusem dos meios que têm.

Capitulo 2.1: Desvantagens
É claro, sempre existem, os pontos ruins, mas me digam, no namoro comum tambem nao?
Se no namoro a distância existe a falta de contato, no namoro comum existe o excesso de convivio, que pode levar a brigar e a rotina...pensem nisso, a rotina fica mto mais facil de ser lidada com algo a distancia...mas ao mesmo tempo, saber que seu companheiro não estará presente naquela festa de familia, naquele filme com os amigos ou pra te dar um abraço quando vc tiver na fossa é muito ruim, mas, cada um tem sem jeito de amenizar isso, aí já é pessoal.
Claro, também existem os ciumes e isso é algo complicado, pois eles aumentam conforme a falta de contato, se você nunca sentiu, vai sentir...pois ninguem vai viver parasitado num computador pra sempre, a vida segue e o namoro precisa ser tratado como um dos vários compromissos que a vida lhes impõe...e isso inclui se divertir, sair, passear...é ai que o ciume aproveita a brecha.
Aprenda tambem a lidar com os comentários das pessoas, sempre vai ter um ou outro que vai te dizer que não tem como dar certo, mas o fato de dar certo ou nao não depende dos outros, e somente de voce e de seu companheiro, então, nunca percam as esperanças.

Capitulo 3: Considerações e dicas
-Controle o ciúme, afinal, o primeiro passo para algo dar certo, seja próximo ou seja à distância é a confiança, eu seria mais objetivo e diria que, depois do amor, o ponto mais importante é esse!
- Respeite a liberdade do seu companheiro, como eu disse, ninguem vai viver apenas para o computador. Se um dia quiser sair explique isso ao outro, se o outro for sair um dia, com amigos ou amigas, deixe e nao fale nada, as coisas verdadeiramente nossas retornam para casa no fim do dia, não podemos nos sentir na posição de ter posse do outro!
- Aprenda a lidar com o tempo em que voces estiverem juntos, e principalmente com a despedida, não deixe espaços para mágoas como "eu devia ter feito isso" ou "vou morrer se deixa-lo", afinal os obstaculos existem para serem superados, nada de mágoas, pois momentos bons ainda virão no futuro, e é claro, sempre haverá o reencontro!

Capitulo 4: Sexo
Não serei hipócrita, serei até bem realista e pegarei um capitulo só pra sexo, porque afinal, se você ta tendo um namoro a distancia, vc já é bem grandinho para arcar com as despesas como telefone, viagens e outras coisas...logo, a nao ser que voce seja um nerd tetudo adorador de hentai, um monge com voto de castidade, ou alguem que realmente não pode fazer (como por exemplo, por religião ou coisa do tipo, o que eu respeito muito tambem) você vai gostar de sexo, e vai gostar de ter isso com a pessoa que voce ama.
Então, considere apenas isso:
1 - Voce irá ficar algum tempo sem sexo, e não vá ter mentalidade de José Mayer e querer traçar todas que voce vê pela frente, tenha respeito pela pessoa que voce gosta...mas se voce for um pedaço de gelo e vier com a desculpa de que precisa "esvaziar os canais", serei bem direto, bata uma punheta ou arranja um consolo (depenendo do seu sexo, ou não) material na net tem de sobra pra isso...afinal voce nao vai ficar sem sexo pra sempre ne? Se vc for do tipo puritano e mentir dizendo "eu nunca fiz isso, masturbar jamais", tudo bem então, a tua unica saída garotão(ona), será pegar uma ducha gelada, rezar um pai nosso e ir dormir cedo...necessidade fisiológica ninguem controla, apenas ameniza.

Capitulo 5: Motivação
Isso aqui não são bem dicas, são mais esclarecimentos sobre o porquê de eu ter feito esse manual, e é claro, quem é a garota que me manda tantas perguntas no forms e que troca tantas declarações comigo no msn e no orkut...vou contar aqui um pedaço na nossa historinha...
O nome dela é Viviane Bazílio, mora em Porto Alegre (eu sei que muita gente pensou "Ui") e é formada em enfermagem e também é comissária de bordo, tem 23 anos, mora com os pais e o irmão, gosta de crianças, de filmes romanticos e tem a personalidade xerocada da minha...
Nos conhecemos numa comunidade do orkut, simples e puramente pelo acaso, ninguém tinha segundas intenções, nem eu de responder a aquela comunidade e nem de ter sido justamente pra ela a resposta, e acho que ela tambem nao imaginava que a troca de scraps ia chegar no Msn e consequentemente numa pequena revelação por parte de nós dois há alguns dias atrás.
Sim, ela mora há 6 estados de distância daqui, sim, sentimos muito aperto no coração quando a webcam é ligada e a unica coisa que podemos tocar é a tela do pc e sim, sentimos saudades um do outro mesmo ainda nao tendo nos encontrado...
Sim, foi dificil começar isso, foi dificil aceitar isso (apesar de desde o começo o sentimento ter sido verdadeiro) e sim, pretendemos manter isso!
Sabem por que? Porque nao importa quando o namoro é proximo ou distante, e nem se voces se conheceram numa balada, numa comunidade, num ponto de onibus ou durante a queda de um avião numa ilha habitada por "outros"...
Amor, é sempre Amor, independente da ocasião, local ou circustância...
Você sabe que é amor, mas não sabe explicar, você sente aquilo diferente e sabe que se deixar passar, será algo que vai se arrepender pro resto da vida!
Então, minha motivação foi viver isso e transmitir isso, pra voces, pros que concordam com o que eu disse, e pros que nao concordam tambem, afinal todos temos livre opinião...

E pra terminar, uma filosofia (não podia faltar ne?)
"Pode parecer bobagem falar isso agora, mas um dia você vai morrer, então, faça acontecer. Se der errado, foda-se e tente de novo, e assim até o fim.
Então, antes disso, viva, viva com intensidade e respeito...não tenha medo de arriscar, de sofrer, de amar ou de perder...escrevam sua propria história com lápis e nao tenham medo de usar borracha" (Rafael Cunha, com inspirações por Rodrigo Mendonça)

15 comentários:

Brenda disse...

Olha eu aqui :)
Eu tbm namoro a distância, a minha ponte é Belém-Cidade Maravilhosa!
Nós convivemos durante 2 anos, até que começamos a namorar e 6 meses depois ele viajou. Estamos a 2 meses longe um do outro. Caramba, faz muitaa falta! As vezes eu fico triste de saudade. As vezes chateada com tanta saudade! E na grande maioria feliz, apenas por tê-lo. Concordo com o que abordastes (salvo exceção na parte do sexo, pq somos cristãos então sempre tivemos esse controle =D) e nesses 2 meses temos levado muito bem,não é um monstro de 7 cabeças como as pessoas pintam. É uma prova de amor. Vale a pena esperar pela pessoa amada. É um compromisso lindo e que não deve ser assumido levianamente!
Beijinhoos ;*

Brazeiro disse...

Não me entendam mal na parte do sexo por favor gente! heauehauheauehauhe
e eu nao quis ir contra seus principios Brenda, eu respeito e acho bonito esse voto de voces! =D

Obrigado pelos elogios!

Reinaldo disse...

É meu querido, também tenho meu amor longe de mim. Mais exatemente em Joinville-SC.
E meu caso tem um toque especial daquilo que o povo chama de 'insanidade'.
Nos conhecemos durante uma excursão no nordeste em julho/09, sendo que ela voltou pra Belém e ficou com a família até 2 de agosto (presentão de aniversário que eu ganhei ¬¬). Depois disso, num telefonema após ela voltar, chegamos a falar até com certa frieza que iriamos nos falar com frequencia, ate essa frequencia ir diminuindo a ponto de ser uma 'história de verão'. Mas ai bateu aquilo que vc falou no texto; o Amor. Foi difícil de cair a ficha que ela tinha ido embora, foi insurportável imaginar que talvez nunca mais fosse ver ela. E ela demonstrou que o sentimento era o mesmo, não só porque falavamos coisas bonitas pelo telefone, mas porque agente dava certo em quase todos os pensamentos, gostos, vontades ... tanto que isso deu em um pedido bem desajeitado de namoro pelo telefone.
Depois disso eu já fui visitar ela 3 vezes nesses 9 meses juntos, em uma das vezes passamos janeiro inteiro grudados um no outro :D , e eu te digo, foi perfeito.

Mas voltando ao post, foi maravilhosa essa tua forma de escrever como tudo realmente é.

(Não tem como pegar carona nessa ponte ai não? Afinal JOI é no caminho de POA :D )

kbloSnack disse...

braza meua migo... Muito bom o texto, dei risadas e vc até conseguiu citar zé mayer o maior pegador da história televisiva deste país!

graças ao seu texto consegui me sentir um nada, vc q namora a distância faz tudo isso pela sua amada enquanto eu... D:

se for pra POA, dá uma passada em curitiba ;D

Padmé disse...

Querido amigo, pois é.. as coisas são mesmo difíceis... mas se não fossem, não seria Amor.
Também estou longe de quem eu amo.. mas ao mesmo tempo, muito perto. os Km só são números.. os estados é pura geografia. O que importa mesmo é o que tem dentro de nós. É pra onde nosso pensamento voa quando nos sentimos sozinhos mesmo em meio a uma multidão. O que realmente importa é a sensação de que nada é em vão, é saber que tudo me fortalece e que daqui a pouco, muito pouco, estaremos juntos...
"Para estar junto, não é preciso estar perto. Basta estar dentro."
preciso dizer quem é o meu amor???
Acho que não, não é majestade?
Amo, amo, amo Ele.

Larissa disse...

Oi Rafael, eu sou a namorada do Reinaldo. Ele falou do blog e do post que você havia feito e eu vim aqui olhar, pois ele pediu pra eu ler, por que ele disse que paracia que você tinha entrado na mente dele e escrito nossa historia. Por incrivel que pareça eu também faço enfermagem e vivemos essa mesma distância, que tanto nos mata.Achei lindo as suas palavras e só que quem vive esse relacionamento sabe como é dificil e também sabe que é preciso amar de verdade para poder superar a cada dia todos os obstaculos que aparecem. Espero que o seu relacionamento seja perfeito assim como o nosso tem sido. Te desejo sorte e muito amor, torcemos por vocês.

Brazeiro disse...

Muito obrigado por todos os elogios...
Fico muito feliz que a matéria tenha agradado a tantas pessoas!!

Cáh disse...

Nuuusss, o texto é ótimo, mas o mais incrível é que foi escrito por um garoto de eng. comp! Não esperava uma coisa dessas desses meninos xD
Texto verdadeiro e sincero :D
Adorei :D

Brazeiro disse...

Foi muita aula do Emílio que fez isso comigo hauehaueaueuahe!

vivi disse...

"Nossa história vai virar cinema.."
Te amo meu Rei.

Sol disse...

uaeae que coisa mais gay né!
mas fazer o que,o amor sempre tá onde menos se espera, se bem, que pra um nerd, normalmente tá no computador msm
eauaheuaehauehauehae, vcs podiam marcar de se ver aqui em floripa nas férias, ela sobe, tu desce, tá tudo no meio do caminho e ainda me conhece XD aeuhaeuaheuaehuaehea sou afavor da super amizade a distancia tbm aeuaheuaeh

rebeca disse...

Primeiro: VC ME MAAATA DE ORGULHO!!!!
Segundo..concordo em genero numero e grau e tuudo que dá preu concordar em concordo. sou uma verdadeira discipula do amor puro, do amor verdadeiro, da simplicidade, da magia...tendo e sendo de uma visão bem romantica das coisas sim. apesar de ja ter passado por poucas e bouas, de ja ter me apaixonado e ter vivido um namoro a distancaia sozinha. sozinha sim, pq eu tinha somente o meu coração..perante a outra pessoa. tudo isso serviu pra pensar/saber/relacionar/imaginar o q seja um namoro hoje.
Me orgulho demais de ter na minha pvida pessoas como vc...q ainda vivam isso, acreditam nisso...e me INSTIGAAAAA taanto a continuar pensando assim.
Meeeeeeega felicidades a vcs...vc sabe q so qro q vc seja feliz..que esse sorriso seja ainda reflexo de mt coisa boua pras pessoas.
TE AMO.

Vivi..aprovaidissimo..segura aaai mulher..que esse tu n encontra nao.
Eu faço propaganda meeesmo =X

anabotelho disse...

Meu grande amigo Brazeiro, é lindo esse gesto de demonstrar a todos , e mostrar seus pensamentos e tudo mais e mesmo com todos os obstáculos e regras a serem quebradas, você sabe que tem sorte por ter encontrado o amor nesse mundo doido e que TUDO VALE A PENA PARA ESTAR COM ELA!
E não deixem que digam que não vai dar certo,porque amores como esse são bem mais verdadeiros e bem mais amados que muitos por ai, sem dúvidas!
E nada tão gratificante quanto horas e horas no telefone, passagens e mais passagens só pra ver de novo aquele sorriso,matar a saudade,e a tristeza de não estar por perto sempre que é preciso.
Cada segundo longe é uma eternidade,morre de ciúme das pessoas que estão próximas dela o tempo todo..
morre de saudades e não vê a hora de reencontrá-lá..
ai que coisa boa de se viver!
Eu espero do fundo do meu coração e por ser uma grande amiga tua que só quer tua felicidade, que já achaste, ueaeauheauhea, que tudo dê certo pra vocês! (L)
te amo, conte comigo meu amigo.

paula disse...

minha ponte é maceió-salvador.E não troco nd por isso.XD

Edi disse...

Oie, bom adorei ler a sua historia de amor..nossa é mt inspirante viu..Bom eu to numa ae que ja nem sei mais o que é e o que devo fazer, moro em Mar de Espanha minas gerais, cidade de interior 11 mil habitantes, entrei de bobeira no site de relacionamento BADoo, só pra conversar msmo, enfim hj faz 6 meses que estou conversando com uma pessoa de sao paulo, embu das artes, sabi a coisa evoluiu nos ultimos meses para algo q sinto e ele tbm, porem sabemos que é super complicado namorar a distancia, pra mim entao é ainda mais pq tenho 24 anos e nunca namorei sério, sabe estou esperando a pessoa certa, e ele tem mts coisas e qualidades que desejo ter um futuro namorado meu, creio hj q gosto mt dele de uma maneira que nunca gostei de ninguem, ele ja disse para mim estar apaixonado..Eu estou n 5º perido de educaçao fisica e ele ja é formado..Ja falou de mim para a sua mae e ela andou visitando o meu orkut..Ñ sei o que fazer em relaçao a isso tudo, tenho mt os pés no chao, mas tem horas que queria arriscar, meter a cara, porem morro de medo de ele ser uma desses malucos de internete sabe, esses que ate chegam a matar..Ele ñ me demonstra ser esse tipo de pessoa, mas ñ moro la pra saber como ele é..Descobri que ele mora perto de uma amiga minha, ela vai ser casar em janeiro do ano que ven, estou com planos de conhece lo la, mas ainda ñ resolvi ao certo, tbm ñ sei se devo continuar conversando com ele, pois isso pode agravar mais ainda..
bjos e tudo de bom pra vc em seu relacionamento