Star Wars Tecnologia de coisa nenhuma...: Teoria do Caos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Teoria do Caos

OLá meus queridos ribeirinhos...
Hoje venho falar pra vocês de uma das crenças que eu mais sigo no mundo todo depois da existência de Deus, ou seja, vamos falar hoje sobre a Teoria do Caos.

A Teoria do Caos para a física e a matemática é a hipótese que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Isso significa que para um determinando resultado será necessária a ação e a interação de inúmeros elementos de forma aleatória.
Entendendo isso mais a fundo, basta imaginarmos a previsão do tempo que os jornais nos mostram na TV, elas sempre dão certo? É Claro que não, pois o tempo, assim como inúmeros fatores em nossa vida, não pode ser controlado. Afinal o que te dá a certeza que vai chover hoje? Cálculos Matemáticos? Os Computadores foram criados visando esses cálculos, mas como prever o imprevisível?

Existem alguns matemáticos que acreditam que as coisas podem ser medidas através de equações lineares, ou seja, se algo acontece uma vez, é bem provável que aconteça novamente da mesmíssima forma, exemplo, pegue um canhão, coloque-o num determinado angulo, ponha uma bala de determinado peso e tamanho, e faça com que esse canhão a arremesse com uma potencia N, se formos repetir exatamente o mesmo experimento, inclusive com uma bola de mesmo peso e tamanho da anterior, veremos que os resultados serão diferentes, apesar dos cálculos mostrarem uma trajetória idêntica para ambas, assim, surgiram as equações não-lineares, que explicam, ou pelo menos tentam explicar, as infinitas variáveis que movem os resultados que obtivermos.

E não pensem que a Teoria está sujeita apenas em exemplos como esse, a nossa própria vida é um sistema complexo onde cada interferência gera uma ação, somos vitimas do acaso a toda hora, é muito mais fácil termos planos a longo prazo que deram errado do que aqueles que foram concretizados com sucesso!

E Voce? o que acha? A Teoria do Caos seria somente algo criado por pessoas que esperam o inesperado? Ou é apenas uma "Teoria" e não tem nada a ver na prática?

Um comentário:

Iaci disse...

Eu acho que certas coisas temos que aceitar que são imprevisíveis e pronto, teorias não podem com a natureza :)
Sempre posts maravilhosos Único!
:*